GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS DE SOFTWARE UTILIZANDO SCRUM

Visão geral

  1. O que é agilidade
  2. O que ligamos com agilidade
  3. Sobre o curso
  4. Bibliografia

Rumo ao agil

  1. De onde viemos: Waterfall
  2. Dinâmica: comunicação indireta
  3. De onde viemos: RUP

O que é Agil

  1. Agilidade e o Manifesto Ágil
  2. O que é um projeto de sucesso?
  3. Vantagens da agilidade
  4. Mitos e verdades
  5. Overview de Scrum

Lean

  1. O Lean
  2. Exercício: Lean Lego Game
  3. Sobre Lean: o método Toyota
  4. Push vs. Pull Systems
  5. Kanban
  6. Systems Thinking
  7. Work Cells
  8. Kaizen

O Scrum

  1. História do Scrum: adaptando Lean ao desenvolvimento de software
  2. Artefatos

 

  1. Iteratividade
  2. Interações
  3. Gerência de time auto-gerenciável?

Time-Boxes

  1. Sprint
  2. Duração de um Sprint
  3. Quando sobra ou falta tempo no Sprint
  4. Planning meeting
  5. Review meeting
  6. Definição de pronto
  7. Na prática: Demora no feedback
  8. Retrospectiva
  9. Daily scrum

Artefatos Scrum

  1. Product Backlog
  2. Histórias e tarefas
  3. Exercício prático: criação de histórias
  4. Priorizando bem um Product Backlog
  5. Na prática: mudando o product backlog a qualquer instante
  6. Sprint Backlog
  7. Sprint Burndown
  8. Alternativas aos artefatos

As pessoas

  1. O Time
  2. Não há culpados
  3. Eles são pessoas!
  4. Time auto-gerenciado e os papéis
  5. Product Owner
  6. O P.O. é parte do time?
  7. O dia-a-dia do Product Owner
  8. Problemas e impedimentos
  9. Scrum Master
  10. O dia-a-dia do Scrum Master
  11. Desenvolvedores
  12. O dia-a-dia dos desenvolvedores
  13. Gerência de projetos

Praticando Scrum

  1. Scrum Lego Game

Scrum na real

  1. Migração: medos e questões
  2. Problemas clássicos de cada papel
  3. Penalidades lúdicas
  4. Quando adaptar?
  5. Consultoria em desenvolvimento com scrum
  6. Discussão em sala: quais problemas você já enxerga na adoção para seu time?

eXtreme Programming 

  1. Valores
  2. Práticas
  3. Ferramental
  4. Mais métricas