Design Sprint Sebrae MG

ESTUDO DE CASO
PROCESSO

Com o objetivo de auxiliar nossos clientes no entendimento da solução além do software. Para o entendimento pleno de um problema é preciso passar por um processo.

Estudo de caso

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A Wise desenvolveu um método de Sprint diferenciado do utilizado no mercado

O Processo

Trazemos do Design Thinking diversas ferramentas usadas para análise e geração de recursos.

Realizamos uma análise do volume de dados, compreensão do segmento e jornada de sucesso.

Escopo: O "x" da questão

O ponto chave no fluxo de trabalho de qualquer projeto digital é uma boa definição de escopo. Isso permite uma compreensão consistente do serviço ou produto por toda a equipe, como também é essencial no processo de validação dos prazos e requisitos de desenvolvimento.

Metas

Metas

Estabelecer metas realistas é o principal objetivo do inicio do planejamento do projeto, para isso matemos um contato próximo com os clientes.

Recursos

Recursos

Definimos os recursos necessários para atender ao objetivo e metas estipulados, tais como: equipe, equipamento, infraestrutura.

Metodologia

Metodologia

Nessa etapa do planejamento escolhemos qual metodologia de desenvolvimento se adapta melhor as demandas do cliente.

Cronograma

Cronograma

Elaboramos um documento informando as datas, relacionando a dependência entre as atividades e os recursos necessários para execução.

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Aplicações
e benefícios

O Design Sprint é indicado principalmente quando a empresa percebe que há um atraso muito grande entre conceito e entrega. Em vez de gastar semanas com desenvolvimento para lançar o produto e só então conseguir validar a ideia inicial, a proposta é ter um atalho de aprendizado.

Funciona para qualquer empresa que aposta em transformação digital de forma rápida com foco do negócio:

  • Levantar hipóteses;
  • Medir;
  • Aprender;
  • Iterar;
Protótipo

É muito recurso.

Vem conhecer a metodologia.

Dia 1: Unpack
Dia 1: Unpack

No primeiro dia da Sprint, o grupo irá exteriorizar tudo o que sabem sobre a projeto.

Dia 2: Sketch
Dia 2: Sketch

As pessoas trabalharão individualmente colocando as soluções para problema/ideia no papel.

Dia 3: Decisão
Dia 3: Decisão

Terceiro dia, teremos pelo menos uma dúzia de ideias para escolher. O que é ótimo, mas também um problema.

Dia 4: Prototipação
Dia 4: Prototipação

Quarto dia, prototipagem, serão escolhidas ferramentas para auxiliar no fluxo escolhido pelo grupo.

Dia 5: Teste e validação
Dia 5: Teste e validação

Quinto dia, é dia de mostrar os protótipos para os potenciais usuários do produto.

E o processo

O que faz do Design Sprint uma metodologia muito utilizada é o sucesso de sua abordagem moderna ao modelo de produtividade no mundo corporativo, em cinco dias, um problema é identificado, analisado e corrigido.

Conceito

Conceito

Definir um conceito logo no começo do projeto pode ajudar o time a pensar como as interações funcionarão, nas relações entre elementos de uma mesma telam no tom dos textos de interface, em como as transições e animações da interface devem funcionar, etc. Tudo deve se alinhar ao conceito criativo, definido pela equipe do Design Sprint.

Persona

Persona

É um perfil semificcional que representa o cliente ideal de uma empresa, criados para ajudar seu negócio a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Imersão

Imersão

A imersão pode se dividida em duas etapas: Preliminar e em Profundidade. A primeira tem como objetivo o reenquadramento e o entendimento inicial do problema, enquanto a segunda destina-se à identificação de necessidades e oportunidades que ir]ao nortear a geração de soluções na fase seguinte do projeto, a de Ideação.

Brainstorming

Brainstorming

É uma técnica para estimular a geração de um grande número de ideias em um curto espaço de tempo. Geralmente realizado em grupo, é um processo criativo conduzido por um moderador, responsável por deixar os participantes à vontade e estimular a criatividade sem deixar que o grupo perca o foco.

Userflow

Userflow

É uma representação gráfica das etapas de relacionamento do cliente com um produto ou serviço, que vai descrevendo os passos-chave percorridos antes, durante e depois da compra e utilização.

Prototipação e Sistemap

Prototipação e Sistemap

Tem como função auxiliar a validação das ideias geradas e, apesar de ser apresentada como uma das últimas fases do processo do Design Sprint, pode ocorrer ao longo do projeto em paralelo com a Imersão e a Ideação.

Questionário de usabilidade

Questionário de usabilidade

É uma técnica prospectiva que envolve a opinião do usuário e serva para avaliar a interação entre ele e a interface.

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Porque Design Sprint?

Porque Design Sprint?

Além da agilidade em novas soluções de produto, o Design Sprint traz uma cultura de inovação e colaboração dentro de uma empresa. O ponto central da metodologia é reunir todos os setores que participam do desenvolvimento em um único grupo participativo, entre eles:

  • • pesquisadores;
  • • designers;
  • • desenvolvedores;
  • • até o próprio usuário.

Essa centralização das discussões e sincronia entre profissionais traz agilidade na produção, menos retrabalho e iterações com mais frequência.

Solução encontrada

Utilizando as técnicas de conceito, persona, jornada do usuário, brainstorming, fluxo de usuário e prototipagem a equipe elaborou o que pode ser a melhor abordagem para a eliminação das dores bem como a proposição de melhorias para o dia a dia do usuário.

Bugs existem

Testar e
corrigir a solução

Mesmo que o trabalho tenha sido feito de maneira minuciosa, sempre é possível que ocorra algum erro na utilização efetiva da plataforma web. Por isso, é essencial testar a solução.

Versão Beta

Publicação

O produto está pronto para ser lançado ao público. É aconselhável um lançamento beta antes de um lançamento com uma exposição excessiva, dado que existem sempre bugs ou imprevistos na primeira versão.

Solução encontrada

Solução encontrada

Utilizando as técnicas de conceito, persona, jornada do usuário, brainstorming, fluxo de usuário e prototipagem a equipe elaborou o que pode ser a melhor abordagem para a eliminação das dores bem como a proposição de melhorias para o dia a dia do usuário.

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