E o processo
O que faz do Design Sprint uma metodologia muito utilizada é o
sucesso de sua abordagem moderna ao modelo de produtividade no
mundo corporativo, em cinco dias, um problema é identificado,
analisado e corrigido.
Conceito
Definir um conceito logo no começo do projeto pode ajudar o time
a pensar como as interações funcionarão, nas relações entre
elementos de uma mesma telam no tom dos textos de interface, em
como as transições e animações da interface devem funcionar,
etc. Tudo deve se alinhar ao conceito criativo, definido pela
equipe do Design Sprint.
Persona
É um perfil semificcional que representa o cliente ideal de uma
empresa, criados para ajudar seu negócio a compreender melhor
quem é o cliente e do que ele precisa. Ela é baseada em dados
reais sobre comportamento e características dos seus clientes,
assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações,
objetivos, desafios e preocupações.
Imersão
A imersão pode se dividida em duas etapas: Preliminar e em
Profundidade. A primeira tem como objetivo o reenquadramento e o
entendimento inicial do problema, enquanto a segunda destina-se
à identificação de necessidades e oportunidades que ir]ao
nortear a geração de soluções na fase seguinte do projeto, a de
Ideação.
Brainstorming
É uma técnica para estimular a geração de um grande número de
ideias em um curto espaço de tempo. Geralmente realizado em
grupo, é um processo criativo conduzido por um moderador,
responsável por deixar os participantes à vontade e estimular a
criatividade sem deixar que o grupo perca o foco.
Userflow
É uma representação gráfica das etapas de relacionamento do
cliente com um produto ou serviço, que vai descrevendo os
passos-chave percorridos antes, durante e depois da compra e
utilização.
Prototipação e Sistemap
Tem como função auxiliar a validação das ideias geradas e,
apesar de ser apresentada como uma das últimas fases do processo
do Design Sprint, pode ocorrer ao longo do projeto em paralelo
com a Imersão e a Ideação.
Questionário de usabilidade
É uma técnica prospectiva que envolve a opinião do usuário e
serva para avaliar a interação entre ele e a interface.